CURSOS UAB
CAPACITA SAÚDE
CURSOS DE EXTENSÃO
EVENTOS
LEI COMPLEMENTAR Nº 306 DE 18 DE JANEIRO DE 2022
Art. 2º, V- Cooperar e fomentar parcerias e intercâmbios com universidades e demais instituições científicas/educacionais brasileiras ou estrangeiras, na busca da qualidade científica, educacional, tecnológica e cultural necessárias ao processo de autonomia e emancipação do cidadão.
Os cursos de graduação, pós-graduação, técnico e tecnológico ocorrem por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 551/2022, Processo nº 23038.014005/2022-10 – ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR E O GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA, VISANDO O A CONTINUIDADE DE PARCERIA VOLTADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES.
Programa executado no ano de 2024, por meio da Emenda Parlamentar Nº 50, ao valor total de R$ 1.855.963,50, sancionada através da Lei Orçamentária Anual do Estado de Roraima, Lei nº 1.915 de 18 de janeiro de 2024 (DOE Nº 4602 DE 18.01.2024).
São características dos cursos:
✓ Atende as demandas sociais;
✓ Cursos de capacitação na área da saúde;
✓ São cursos de curta duração com carga horária de 40h;
LEI COMPLEMENTAR Nº 306 DE 18 DE JANEIRO DE 2022
Art. 2º ITEM I – Promover o ensino superior e a formação continuada em todos os níveis e modalidades, através de ferramentas de ensino adequados e recursos tecnológicos interativos para desenvolver o conhecimento científico conjuntamente com os valores éticos, a fim de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade de recursos humanos existentes.
Pontos de atenção para os cursos de extensão (cursos livres) executados pelo IERR:
✓ as matrículas dos cursos de extensão são eventuais dentro de um determinado tempo;
✓ atende as demandas sociais;
✓ são cursos de curta duração com cargas horárias que variam entre 40h a 80h.
Curso de Extensão (Formação Continuada) – Projeto Araapî-Waiau Da’atimpe’u
- ✓ É composto por 31 cursos, compreendendo 61 professores (as) formadores (as); atende 300 profissionais da Educação Escolar Indígena, no município de Alto Alegre, regiões do Tabaio e Alto Caumé;
- ✓ Compreende 10 Escolas Estaduais Indígenas – EEI das comunidades: Arapuá, Raimundão, Pium, Mangueira, Anta I, Anta II, Barata, Boqueirão, Livramento e Sucuba;
- ✓ Percurso formativo norteado por três princípios complementares: interculturalidade, alteridade e decolonização;
✓ Tem como estratégia metodológica – (1) Encontros Presenciais, (2) Encontros Mediados por Tecnologias e (3) Estudos Dirigidos.
Conforme o Regimento Geral do Instituto de Educação de Roraima-IERR, Resolução CAD nº 01 de 29 de abril de 2022
Art. 57 São atribuições da Coordenadoria de Pesquisa Pós-Graduação:
I – Promover atividades respondendo às demandas das linhas de pesquisa institucionais estabelecidas com vistas a uma maior integração entre ciência e sociedade.
IX – Promover a divulgação da produção científica do IERR;
X – Contribuir na organização, divulgação e participação dos eventos científicos programados para o Estado.
Ao fortalecer a cultura científica dentro da instituição, esses eventos também reafirmam o compromisso com a excelência acadêmica, engajando não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade. Em suma, os eventos científicos são cruciais para a construção de um ambiente educacional dinâmico e inovador.